sexta-feira, 26 de março de 2010


















A seleção brasileira sub-17 e sub-20 segue na Alemanha, onde nesta quarta-feira disputou um Desafio Internacional contra Japão, Kazaquistão e Alemanha. A nova geração de judocas ficou na terceira colocação, ao bater o Kazaquistão por 6 confrontos a 3.

O amistoso foi disputado com equipes mescladas. Na primeira rodada, cada equipe atuou com 14 atletas, e o placar foi 9 a 3 para a Alemanha. Na outra chave, o Japão atropelou o Kazaquistão por 12 a 0.

Com isto, a seleção encerra as atividades em Bad Blankemburg com as equipes sub-20 e sub-17 feminina. Nesta quarta-feira o grupo segue para a segunda etapa da viagem. Os atletas sub-20, masculino e feminino, vai pra Coimbra/POR, participar de mais um Torneio e Treinamento de Campo Internacional.

Paralelo, todo o sub-17 vai para Kaiserslautern, na Alemanha. A equipe participa de treinamentos em Kaiserslautern e cidades próximas como: Speyer e Rüsselssheim. No sábado disputam uma competição regional na cidade de Daun.

sábado, 20 de março de 2010

Ketleyn Quadros será porta-bandeira nos Jogos Sul-Americanos - 18/03/2010















A judoca Ketleyn Quadros, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, será a porta-bandeira do Time Brasil na Cerimônia de Abertura dos Jogos Sul-americanos Medellín 2010, nesta sexta-feira, dia 19. Primeira brasileira a conquistar uma medalha olímpica em disputa individual, Ketleyn estará à frente dos atletas brasileiros na abertura do evento, que acontece a partir das 21h (horário de Brasília), no Estádio Atanasio Girardot.

Nesta sexta-feira, a atleta terá o prazer de carregar a bandeira brasileira durante a abertura dos Jogos. No sábado, ela dará início à sua trajetória dentro da competição em busca de medalhas, no Coliseo de Combate do Complexo Esportivo Atanasio Girardot. As disputas nos tatames terão início às 11h (horário de Brasília).

“Para mim é uma honra muito grande poder entrar no estádio carregando a bandeira brasileira. Será uma emoção especial”, garante Ketleyn, de 22 anos, nascida no Distrito Federal e que treina e reside em Belo Horizonte.

Time Brasil - Com uma delegação formada por 562 atletas, o Brasil terá em Medellín 2010 seu maior contingente de participantes em uma competição fora do país (700 pessoas, incluindo oficiais). A competição representa uma importante etapa da preparação visando aos Jogos Olímpicos Londres 2012.

Brasil sete vezes no pódio no primeiro dia dos Jogos Sul-Americanos
















O judô brasileiro terminou o primeiro dia de disputas nos tatames do Coliseo de Combate do Complexo Esportivo Atanasio Girardot com sete medalhas (três de ouro, uma de prata e três de bronze). Nesta sexta-feira, dia 19, os judocas foram responsáveis pela conquista da primeira medalha de ouro para o Brasil na competição, com Luis Alberto dos Santos e Rioiti Uchida na apresentação de Katame - No - Kata (técnica de solo). Além da dupla, Rafael Siva (+100kg) e Leonardo Leite (-100kg) também venceram seus combates e ficaram como o ouro em suas categorias. Luis Alberto dos Santos e Rioiti Uchida também conquistaram a prata no Nague - No - Kata (técnica de projeção); enquanto que Eduardo Santos (-90kg), Priscila Marques (+78kg) e Glaucia Lima (-70kg), ganharam medalhas de bronze.



Bicampeão das Olimpíadas Universitárias, Rafael Silva, de apenas 22 anos, comemorou o título com a certeza de que está trilhando o caminho certo para alcançar o sonho de disputar os Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011 e os Jogos Olímpicos Londres 2012. A vitória, por ippon, sobre o colombiano Luis Salazar não deixou dúvidas sobre a sua atuação.

"Estou apenas começando a minha carreira internacional, mas acho que tenho condições de lutar por uma vaga em Guadalajara 2011 e Londres 2012. Venho evoluindo degrau por degrau. Agora é fazer um bom Grand Slam, no Rio e depois competir bem em Lisboa e Madri, em junho", garante Rafael, ansioso pelas disputas importantes dos próximos meses. Para ele, Medellín 2010 representou uma excelente etapa de treinamento. "Os países sul-americanos estão evoluindo a cada competição. Por isso, devemos estar sempre bem preparados para nos mantermos acima dos demais", completou.



Diferente de Rafael, o experiente Leonardo Leite, de 31 anos, que venceu o também colombiano Camilo Avila (por ippon), procura consolidar sua carreira na Seleção Brasileira e também pretende utilizar as competições internacionais do calendário de 2010 visando aos Jogos Pan-americanos e Olímpicos no Ciclo, que se encerra em 2012.

"Temos várias disputas importantes pela frente. Grand Slam no Rio de Janeiro; Copa do Mundo em São Paulo; além de torneios na Espanha, em Portugal e na Rússia. Já estou bem rankeado, mas vou treinar forte e darei o máximo para somar o maior número de pontos e melhorar a minha posição no ranking", revelou Leonardo, que tem como companheiro de Seleção o campeão mundial Luciano Corrêa, na mesma categoria.



Primeira medalha de ouro - A conquista da dupla formada por Luis Alberto dos Santos e Rioiti Uchida, que superou os colombianos Luis Gabriel Cuartas e Gatenferd Ramirez (145 a 140), no Katame - No - Kata (técnica de solo) marcou o início da trajetória do Time Brasil em busca da hegemonia esportiva no continente sul-americano.

Atletas tem dia especial com crianças em Betim - 18/03/2010















Oito judocas que disputarão o Desafio Internacional de Judô tiveram uma experiência especial nesta quinta-feira. No ginásio do Teresópolis, em Betim, 200 crianças de projetos sociais da prefeitura estavam esperando ansiosas para estarem por alguns momentos com seus ídolos. Participaram Leandro Guilheiro, Nacif Elias, Hugo Silva (Portugal), Diogo César (Portugal), Jermaine Macintosh (Grã-Bretanha), Jean-Rene Badrick (Grã-Bretanha), Thorel Matthiel (França) e Laigne Anthony (França).

Após uma abertura com Leandro Guilheiro falando em nome dos judocas, os atletas fizeram uma pequena apresentação com técnicas. Depois foi a hora da garotada ter a chance de tocar nos ídolos e brincar de judô. Com muito bom humor, os atletas deixavam ser derrubados ou levantavam as crianças. Nacif até se arriscou no solo.

"Esse contato é muito importante para a gente. Acho que, na verdade, os privilegiados somos nós, pois essa energia é especial. Quando era criança, tive esta mesma oportunidade e lembro que foi a partir de um autógrafo do Aurélio Miguel que passei a me dedicar ao judô. Poder tocar o seu sonho é algo inesquecível", conta Leandro Guilheiro.

O português Diogo César tem um trabalho social com 600 crianças carentes em Lisboa. A chance de conhecer crianças brasileiras que, através do judô podem ter uma vida melhor, emocionou o judoca.

"Se a criança está no judô, fica longe do crime, das drogas. Um dia tenho certeza que elas estarão no tatame em nosso lugar", conta.

Brasil bate Grã-Bretanha e é campeão do Desafio Internacional em Betim - 20/03/2010


A seleção brasileira de judô faturou neste sábado a edição do Desafio Internacional de Judô, na cidade de Betim, em Minas Gerais. O Brasil venceu por 6 lutas a 0 a Grã-Bretanha na decisão, com vitórias de Davi Moura (+100kg), Luciano Corrêa (-100kg), Flávio Canto (-81kg), Marcelo Contini (-73kg), Leandro Cunha (-66kg) e Breno Alves (-60kg). A medalha de bronze ficou com a França, que superou a Portugal por 4 a 1.

Antes da decisão, a seleção superou na semifinal a França por 4 lutas a 1. O Brasil entrou no tatame com o jovem peso-pesado Davi Moura. Aos 22 anos, Davi teve a primeira chance na equipe, e empatou o confronto com Mathieu Thorel. Na segunda luta, Luciano Corrêa vence por ippon Anthony Laignes. Os franceses empataram em 1 a 1 com uma vitória por ippon de Vicent Boussiron em Tiago Camilo. Longe dos desafios desde abril de 2009, Flávio Canto levou 56 segundos para aplicar uma chave de braço em Maxime Aminot. Marcelo Contini passou por Ronald Alger por ippon, assim como Leandro Cunha por David Czukiewycz. Um empate entre Breno Alves e Lilian Barreyre fechou a seminfinal.

Na decisão, Davi Moura abriu o placar com ippon em Michael Horley. Luciano Corrêa voltou a vencer, desta vez por yuko, Jermaine Mcintosh. Após empate entre Tiago Camilo e Andrew Burns, Flávio Canto marcou 3 a 0 para o Brasil com ippon em David Groom. A vitória brasileira foi confirmada com wazari de Marcelo Contini em David Gosiewiski. Completaram o confronto Leandro Cunha, batendo por yuko Jean-Rene Badrick e Breno Alves superando por ippon Nathon Burns.

“Eu adoro competição por equipe e agradeço à comissão técnica da CBJ que me convocou no último instante para este Desafio. Levar o judô e seus ídolos para outras cidades é fundamental, pois nesta arquibancada podem estar futuros atletas da seleção. Lembro que o momento em que mais fiquei motivado foi quando fui num torneio onde o Aurélio Miguel estava. A equipe está de parabéns pela vitória e pela forma como encarou o Desafio”, diz o medalhista olímpico Flávio Canto.

Davi Moura classificou a semana como a mais importante da carreira.

“Além de estar pela primeira vez na seleção, me formei sargento do Exército ao lado do Flávio Canto e Marcelo Contini. Com certeza é um sonho estar na seleção. Pois desde criança eu pratico judô ao lado do meu pai, Fenelon Muller, que treino visando meu espaço”, afirma Davi.

Para o técnico da seleção brasileira, Luiz Shinohara, manter os atletas em ritmo de competição é fundamental.

“Este clima criado nos Desafios ajuda muito os atletas, que se tornam um grupo. Quando a gente for disputar um Mundial por Equipes, por exemplo, chegaremos em vantagem, pois estamos acostumados a competir neste formato”, comenta.

BASE TEM PRIMEIRO DESAFIO NA EUROPA














A equipe de base do Brasil, que se encontra na Alemanha, já está pronta para seu primeiro desafio, o Open masculino Sub 20 e Sub 17 de Bremen. A competição acontecerá neste fim de semana e reunirá 920 atletas, em impressionantes oito áreas de competição. Enquanto isso, no Torneio de Thuringia, as equipes femininas também entram no tatame. Serão seis áreas e 600 atletas de diversos países, como Canadá, Japão, Kazaquistão, Belgica, Holanda, Croácia e Alemanha.

Todos os combates em Thuringia acontecerão no sábado sub17 e sub20, no Landerssportchule Bad Blankenburg

"Muitas atletas estão na seleção pela primeira vez e está sendo muito para elas essa experiência. Esperamos bons resultados", diz a treinadora Andrea Berti.