terça-feira, 22 de junho de 2010

Nutrição em competições de judô



O dia da competição é cheio de expectativa para os atletas. Diante de um calendário competitivo intenso, a equipe de nutrição visa eliminar a preocupação do atleta quanto a alimentação desse dia, se responsabilizando em avaliar e adaptar a refeição servida nos dias do evento, que pode variar conforme a organização, país ou região.
Muitas vezes o intervalo entre as competições é curto e composto por treinamentos diários e intensos, tornando-se as atividades de assistência nutricional de suma importância aos atletas. Nesse período, quando os atletas se encontram concentrados, o acompanhamento nutricional é seguido por:


Contato antecipado com o local de hospedagem para participação na elaboração dos cardápios oferecidos aos atletas. Essa ação facilita o seguimento da dieta prescrita, pois com um menu equilibrado os judocas poderão receber todos os nutrientes necessários.

Reavaliação dietoterápica individual para ajustar as necessidades nutricionais dos atletas, considerando o desgaste da viagem, o peso atual, a intensidade dos treinos, o uso de medicamento caso ocorra e os estoques energéticos para a futura competição. Além do auxilio a recuperação através da alimentação minimizando o risco de lesões.

Verificação da disponibilidade de água nos locais de treinamento e nos dias de competição, além do incentivo ao consumo.

Pesagem diária dos atletas na semana antecedente a competição. O peso diário do atleta é um dado clinico para a nutricionista auxiliar o judoca em sua redução de peso, caso necessário. A perda gradativa de peso com uma dieta equilibrada não traz prejuízos a performance dos judocas.

Participação de todas as refeições junto aos atletas, principalmente no dia da competição, auxiliando-os nas escolhas alimentares. Preservar as reservas energéticas musculares e hepáticas sem o aumento do peso corporal é um dos grandes objetivos da nutrição para auxiliar a boa performance.

No dia da competição: Permanece grande para do tempo na área de aquecimento vivenciando a real necessidade de cada competidor, e se ocupa em calcular as quantidades ideais de fontes de carboidratos, adaptando-as aos intervalos das lutas que muitas vezes é bem extenso. É importante frisar que doses excessivas de fontes de açucares levam a uma posterior hipoglicemia, além de distúrbios gastrointestinais como vômitos e diarréia, o que acarreta diretamente o rendimento do atleta na competição.

Sintomas como fraqueza nas pernas, tonteiras, ânsia de vomito, vista turva e fadiga precoce podem ser associadas a falta de substrato energético durante a luta. Porém são sintomas que podem ser evitados quando se oferece energia em quantidades certas e no momento necessário para uma boa digestão e absorção.

Para melhor aproveitamento energético, deve-se levar também em consideração a suplementação transportada por cada atleta, que varia entre os géis de carboidrato, a maltodextrina, os isotônicos, entre outros com composições nutricionais variadas, visando o maior aproveitamento da energia consumida e uma boa digestão.

Considerando a realidade de um dia de competição de judô, que se inicia já na pesagem oficial, seguida do aquecimento e dos intervalos entre as lutas, a monitoração de suplementos neste dia passou a ser uma ação constante da nutricionista, uma vez que o atleta necessita de energia disponível para o momento exato da luta. Para tal ação consideram-se também a resposta imediata do atleta ao esforço despedido na luta.

Portanto, o acompanhamento nutricional e uma boa alimentação são fatores importantíssimos para o alcance de bons resultados.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Pódios dos brasileiros em Lisboa

Confira fotos dos pódios dos brasileiros na Copa do Mundo de Lisboa, realizada no último fim de semana. Flávio Canto (-81kg) foi ouro, Breno Alves (-60kg), Tiago Camilo (-90kg) e Rafael Silva (+100kg) ficaram com o bronze. As fotos de José Fernandes/EJU.




.

Canto é ouro em Lisboa. Camilo e Rafael são bronze



A seleção brasileira encerrou neste domingo (13) sua participação na Copa do Mundo de Lisboa (POR), etapa do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô com quatro medalhas, sendo uma de ouro e três de bronze. O medalhista olímpico Flávio Canto (-81kg) ficou com o ouro ao bater na decisão o americano Travis Stevens por ippon. Tiago Camilo (-90kg) e Rafael Silva (+100kg) foram bronze. No sábado (12), Breno Alves (-60kg) já havia garantido uma medalha de bronze para o Brasil. O país terminou o evento na quarta colocação no quadro geral de medalhas, atrás de França, Portugal e Alemanha. A Copa do Mundo de Lisboa conta pontos para o ranking mundial e olímpico da Federação Internacional de Judô. O ouro vale 100 pontos na lista, enquanto o bronze conta 40.

Somadas as medalhas conquistas na semana passada na Copa do Mundo de Madrid, o Brasil termina esta turnê pela Europa com oito medalhas, sendo três de ouro (Flávio Canto -81kg Lisboa/ Tiago Camilo -90kg Madrid / Rafael Silva +100kg Madrid), uma de prata (Hugo Pessanha -90kg Madrid) e quatro de bronze (Breno Alves -60kg Lisboa/ Flávio Canto -81kg Madrid / Tiago Camilo -90kg Lisboa / Rafael Silva +100kg Lisboa).

Flávio Canto fez uma campanha impecável para ficar com a medalha de ouro na Copa do Mundo de Lisboa. Foram cinco vitórias por ippon. Na estreia bateu o tcheco Josef Kopecky; na sequência o francês Vincent Boussiron e o italiano Matteo Marconcini. Na semifinal, Canto passou pelo japonês Takahiro Nakai. Na decisão, a vitória sobre o americano Travis Stevens foi especial, já que pela primeira vez Flávio Canto venceu o adversário.

Após o ouro em Madrid, Tiago Camilo garantiu o bronze em Lisboa. Esta é a quarta medalha do campeão mundial em copas do mundo desde que o Circuito Mundial foi criado pela FIJ em 2009. Assim como Canto, Tiago Camilo também ia fazendo uma campanha perfeita na competição. Após três vitórias por ippon (Christophe Van Dijck - BEL / Aberahmane Benamadi - ALG / Valentyn Grekov - UKR), Tiago acabou superado pelo francês Ludovic Gobert por ippon na semifinal. Na disputa do bronze, o brasileiro se recuperou e bateu o argelino Lyes Bouwakoub por ippon.

Rafael Silva também havia sido campeão em Madrid e, como Tiago, só foi parado na seminfinal. Rafael estreou com ippon sobre o russo Soslan Bostanov e, na rodada seguinte, vitória por wazari em Matjaz Ceraj, da Eslovênia. A derrota na semifinal foi por ippon para o francês bicampeão mundial Teddy Riner. Na luta pelo bronze, Rafael forçou três punições sobre o lituano Marius Paskevicius e ficou com a medalha.

A seleção feminina disputou a Copa do Mundo de Tallin, na Estônia, mas não conseguiu medalhas.

Resultados completos Lisboa e Tallin



O Brasil terminou na quarta colocação no quadro geral da Copa do Mundo de Lisboa. Confira os resultados completos do evento em Portugal e também da Copa do Mundo de Tallin, na Estônia.

RESULTADOS COMPLETOS

COPA DO MUNDO DE LISBOA

-60 kg
1. ENGLMAIER, Tobias (GER)
2. A, Lamusi (CHN)
3. ALVES, Breno (BRA)
3. YAMAMOTO, Hirofumi (JPN)
5. FELIPE, Kitadai (BRA)
5. YANG, Lishuan (CHN)
7. CADOUX-DUC, Jeremy (FRA)
7. PETRIKOV, Pavel (CZE)

-66 kg
1. DREBOT, Serhiy (UKR)
2. JACINTO, Pedro (POR)
3. KOZLOVS, Deniss (LAT)
3. PLIYEV, Sergiy (UKR)
5. OLEINIC, Sergiu (POR)
5. REITER, Georg (AUT)
7. CESAR, Diogo (POR)
7. MARCOS, Seixas (BRA)

-73 kg
1. PINA, Joao (POR)
2. VOELK, Christopher (GER)
3. NISHIYAMA, Yuki (JPN)
3. REGIS, Andrea (ITA)
5. JEZEK, Jaromir (CZE)
5. KURKIEWICZ, Piotr (POL)
7. BOULEMYA, Mustapha (ALG)
7.

-81 kg
1. CANTO, Flavio (BRA)
2. STEVENS, Travis (USA)
3. EGGER, Micha (SUI)
3. NAKAI, Takahiro (JPN)
5. BURGES, Milan (HUN)
5. VIRTA, Antti (FIN)
7. MARCONCINI, Matteo (ITA)
7. NACIMIENTO LORENZO, Adrian (ESP)

-90 kg
1. BUFFET, Romain (FRA)
2. GOBERT, Ludovic (FRA)
3. CAMILO, Tiago (BRA)
3. GREKOV, Valentyn (UKR)
5. BOUYAKOUB, Lyes (ALG)
5. LAIGNES, Anthony (FRA)
7. FISHMAN, Victor (ISR)
7. RANDL, Milan (SVK)

-100 kg
1. KRPALEK, Lukas (CZE)
2. BORODAVKO, Jevgenijs (LAT)
3. PACEK, Martin (SWE)
3. PALKOVACS, Zoltan (SVK)
5. HADFI, Daniel (HUN)
5. LE NORMAND, Mael (FRA)
7. FARKAS, Balint (HUN)
7. GERGIS FERREIRA LEITE, Leonardo (BRA)

+100 kg
1. RINER, Teddy (FRA)
2. EITEL, Grzegorz (POL)
3. OSNACS, Vladimirs (LAT)
3. RAFAEL, Silva (BRA)
5. CERAJ, Matjaz (SLO)
5. PASKEVICIUS, Marius (LTU)
7. ROBIN, Pierre (FRA)
7. SARNACKI, Maciej (POL)

COPA DO MUNDO DE TALLIN:

-48 kg
1. BOGDAN, Carmen (ROU)
2. KONDRATEVA, Nataliya (RUS)
3. MOSCATT, Valentina (ITA)
3. PAYET, Laetitia (FRA)
5. BOGDANOVA, Liudmila (RUS)
5. SCHWARTZ, Roni (ISR)
7. AKKUS, Sumeyye (TUR)
7. MORETTI, Elena (ITA)

-52 kg
1. MULLER, Marie (LUX)
2. RICHARD, Marine (FRA)
3. KELMENDI, Majlinda (ALB)
3. SAMAT, Aynur (TUR)
5. HE, Cancan (CHN)
5. SUNDBERG, Jaana (FIN)
7. CATUNA, Andreea Florina (ROU)
7. UNGUREANU, Elena Monica (ROU)

-57 kg
1. KARAKAS, Hedvig (HUN)
2. LA RIZZA, Audrey (FRA)
3. HEIN, Marlen (GER)
3. PAVIA, Automne (FRA)
5. CAPRIORIU, Corina Oana (ROU)
5. ROPER, Miryam (GER)
7. BRUECK, Hannah (GER)
7. GASIMOVA, Kifayat (AZE)

-63 kg
1. SCHLESINGER, Alice (ISR)
2. CHEPURINA, Svetlana (UKR)
3. AGBEGNENOU, Clarisse (FRA)
3. LABAZINA, Marta (RUS)
5. GERBI, Yarden (ISR)
5. PRUVOST, Marielle (FRA)
7. AHRENS, Claudia (GER)
7. YUSUBOVA, Ramila (AZE)

-70 kg
1. POLLING, Kim (NED)
2. HABRICOT, Clarisse (FRA)
3. PASQUET, Marie (FRA)
3. SMAL, Nataliya (UKR)
5. KLYS, Katarzyna (POL)
5. WILDIKAN, Lior (ISR)
7. BOLDER, Linda (NED)
7. VARGAS-KOCH, Laura (GER)

-78 kg
1. POGORZELEC, Daria (POL)
2. ZHANG, Jie (CHN)
3. MENTOUOPOU, Geraldine (FRA)
3. ZHANG, Zhehui (CHN)
5. HEISE, Annika (GER)
5. PRYSHCHEPA, Maryna (UKR)
7. MICHEL, Malika (FRA)
7. THIELE, Kerstin (GER)

+78 kg
1. LIU, Huanyuan (CHN)
2. DONGUZASHVILI, Tea (RUS)
3. KINDZERSKA, Iryna (UKR)
3. SADKOWSKA, Ursula (POL)
5. BISSENI, Eva (FRA)
5. PROKOFYEVA, Maryna (UKR)
7. POSSAMAI, Stephanie (FRA)
7. TANGORRE, Lucia (ITA)

sábado, 12 de junho de 2010

Breno Alves é bronze na Copa do Mundo de Lisboa


O ligeiro Breno Alves conquistou neste sábado (12) a medalha de bronze na Copa do Mundo de Lisboa (POR). Breno venceu na decisão do terceiro lugar o chinês Lishuan Yang por ippon. O Brasil segue nas disputas de copas do mundo neste domingo (13). Entram em ação em Lisboa Flávio Canto (-81kg), Alexandre Coli (-81kg), Tiago Camilo (-90kg), Felipe Oliveira (-90kg), Felipe Costa (-90kg), Alex Aguiar (-100kg), Leonardo Leite (-100kg) e Rafael Silva (+100kg). No feminino, Helena Romanelli (-70kg) e Aline Puglia (+78kg) competem na Copa do Mundo de Tallin, na Estônia. As copas do mundo contam pontos para o ranking mundial e olímpico da Federação Internacional de Judô. Com o bronze, Breno Alves soma 40 pontos.

O também ligeiro Felipe Kitadai, que foi quinto colocado na semana passada na Copa do Mundo de Madrid, voltou a repetir o resultado. Na luta pelo bronze, o brasileiro foi derrotado por dois yuko pelo japonês Hirofumi Yamamoto.

Para chegar à medalha de bronze, Breno Alves venceu na estreia o francês Issam Nour por wazari (três punições do adversário). Na rodada seguinte, mas um wazari obtido com três punições para o ucraniano Maksym Korotun. O japonês Hirofumi Yamamoto, algoz de Felipe Kitadai na luta pelo bronze, também tirou Breno do caminho da final, ao vencer o brasileiro por ippon. Pela repescagem, Breno Alves venceu por ippon o tcheco Pavel Petrikov e garantiu lugar na luta pelo bronze.

Resultados completos do primeiro dia em Lisboa e Tallin



O ligeiro Breno Alves conquistou neste sábado (12) a medalha de bronze na Copa do Mundo de Lisboa (POR). Breno venceu na decisão do terceiro lugar o chinês Lishuan Yang por ippon. Veja os resultados completos:

COPA DO MUNDO DE LISBOA:

-60 kg
1. ENGLMAIER, Tobias (GER)
2. A, Lamusi (CHN)
3. ALVES, Breno (BRA)
3. YAMAMOTO, Hirofumi (JPN)
5. FELIPE, Kitadai (BRA)
5. YANG, Lishuan (CHN)
7. CADOUX-DUC, Jeremy (FRA)
7. PETRIKOV, Pavel (CZE)

-66 kg
1. DREBOT, Serhiy (UKR)
2. JACINTO, Pedro (POR)
3. KOZLOVS, Deniss (LAT)
3. PLIYEV, Sergiy (UKR)
5. OLEINIC, Sergiu (POR)
5. REITER, Georg (AUT)
7. CESAR, Diogo (POR)
7. MARCOS, Seixas (BRA)

-73 kg
1. PINA, Joao (POR)
2. VOELK, Christopher (GER)
3. NISHIYAMA, Yuki (JPN)
3. REGIS, Andrea (ITA)
5. JEZEK, Jaromir (CZE)
5. KURKIEWICZ, Piotr (POL)
7. BOULEMYA, Mustapha (ALG)

COPA DO MUNDO DE TALLIN:

-48 kg
1. BOGDAN, Carmen (ROU)
2. KONDRATEVA, Nataliya (RUS)
3. MOSCATT, Valentina (ITA)
3. PAYET, Laetitia (FRA)
5. BOGDANOVA, Liudmila (RUS)
5. SCHWARTZ, Roni (ISR)
7. AKKUS, Sumeyye (TUR)
7. MORETTI, Elena (ITA)

-52 kg
1. MULLER, Marie (LUX)
2. RICHARD, Marine (FRA)
3. KELMENDI, Majlinda (ALB)
3. SAMAT, Aynur (TUR)
5. HE, Cancan (CHN)
5. SUNDBERG, Jaana (FIN)
7. CATUNA, Andreea Florina (ROU)
7. UNGUREANU, Elena Monica (ROU)

-57 kg
1. KARAKAS, Hedvig (HUN)
2. LA RIZZA, Audrey (FRA)
3. HEIN, Marlen (GER)
3. PAVIA, Automne (FRA)
5. CAPRIORIU, Corina Oana (ROU)
5. ROPER, Miryam (GER)
7. BRUECK, Hannah (GER)
7. GASIMOVA, Kifayat (AZE)

-63 kg
1. SCHLESINGER, Alice (ISR)
2. CHEPURINA, Svetlana (UKR)
3. AGBEGNENOU, Clarisse (FRA)
3. LABAZINA, Marta (RUS)
5. GERBI, Yarden (ISR)
5. PRUVOST, Marielle (FRA)
7. AHRENS, Claudia (GER)
7. YUSUBOVA, Ramila (AZE)

sábado, 5 de junho de 2010

Judô: Seleção de Cuba já treina em Porto Alegre para Desafio Internacional

01/06/2010 - 13:03:49 - por PC/Final Sports & AI FGJ

Depois do Grand Slam do Rio de Janeiro e da Copa do Mundo de São Paulo, a seleção cubana de judô ainda tem mais um compromisso antes de sair do Brasil. E é em Porto Alegre, no Desafio Internacional contra a equipe da Oi/Sogipa, na próxima semana. A preparação já começou e a delegação do país caribenho desembarcou na manhã desta segunda-feira.

O evento, que é uma realização da Federação Gaúcha de Judô (FGJ) e da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), trará para a capital gaúcha uma das escolas mais respeitadas e vencedoras do judô mundial. No Desafio, participarão atletas que, juntos, somam cinco medalhas olímpicas e quatro ouros em Campeonatos Mundiais.

No feminino, estão escaladas: Dayaris Mestre (-48kg), vice-campeã pan-americana 2010; Yanet Bermoy (-52kg), campeã mundial 2005 e vice-campeã olímpica 2008; Yurileidis Lupetey (-57kg), campeã mundial 2001 e bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas; Yaritza Abel (-63kg), bicampeã pan-americana; Ônix Cortex (-70kg), campeã mundial júnior 2006; Yalennis Castillo (-78kg), vice-campeã olímpica de Pequim; e Idalis Ortiz (+78kg), bronze nos Jogos de Pequim e no Campeonato Mundial 2009.

A equipe masculina terá três representantes: Osmar Cruz (-81kg), Oreidi Despaiene (-100kg) e Oscar Brayson (+100kg). Brayson, prata nos Jogos Olímpicos de Pequim e bronze no Mundial de 2009, é um velho conhecido da torcida gaúcha. Ele fez parte da equipe Oi/Sogipa em 2006, quando defendeu o clube no Grand Prix Nacional.

- Treinamento de campo

A delegação cubana está acompanhada em Porto Alegre pelos técnicos Ronaldo Veitia e Justo Noda. Junto com os professores gaúchos, eles comandarão uma semana de Treinamento de Campo, que começou na segunda-feira e se estenderá até sexta, sempre às 20h. Até quinta, o trabalho acontece na Sogipa. Na sexta, será na Esef. O treinamento é aberto e podem participar judocas com graduação mínima de faixa preta (masculino) e faixa roxa (feminino).

"É uma oportunidade única. Não é todo dia que uma das seleções mais vitoriosas do mundo passa uma semana treinando em Porto Alegre. Esse tem tudo para ser um dos melhores Desafios que já organizamos ", destaca o presidente da FGJ, Carlos Eurico da Luz Pereira.

O Desafio Internacional acontecerá no próximo dia 8, às 18h30min, no ginásio 9 da Sogipa, em Porto Alegre. O ingresso é 1kg de alimento não perecível ou um agasalho.

Judô: Brasileiros encerram Copa do Mundo de SP com 12 medalhas

31/05/2010 - 21:13:57 - por PC/Final Sports & AI COB

Na maior Copa do Mundo de judô já realizada no país, o Brasil encerrou sua participação na Copa do Mundo de São Paulo com 12 medalhas, sendo cinco ouros, três pratas e quatro bronzes.

Neste domingo, no ginásio da Hebraica, subiram no lugar mais alto do pódio Leandro Guilheiro (-81kg), Hugo Pessanha (-90kg) e Luciano Corrêa (-100kg).

Mayra Aguiar (-78kg) e Rafael Silva (+100kg) foram prata e Maria Portela (-70kg) conquistou o bronze.

Com o resultado, o Brasil garantiu o primeiro lugar no quadro geral de medalhas, seguido por Cuba (três ouros e dois bronzes) e Rússia (dois ouros, quatro pratas e cinco bronzes).

A Copa do Mundo de São Paulo faz parte do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô e conta pontos para o ranking mundial e olímpico da modalidade. A medalha de ouro vale 100 pontos, a prata 60 e o bronze 40.

"Tive um dia muito bom e ser regular no Circuito Mundial faz diferença. Luto para vencer por ippon e para ouvir o hino brasileiro. Isso é o que me motiva. Estou muito feliz em competir em casa, diante da minha família e amigos", disse Leandro Guilheiro, que na final superou o russo Sirazhudin Magomedov por ippon (três punições).

Na semifinal, Leandro venceu em 10 segundos o também russo Ivan Nifontov, atual campeão mundial da categoria.

Quem também vem tendo um ano muito bom é o médio Hugo Pessanha. Após a conquista do ouro no Grand Slam do Rio, há uma semana, o carioca voltou a subir no lugar mais alto. A boa fase tem explicação.

"O bom momento é resultado de muito treino, trabalho, determinação e confiança. Além do apoio do meu clube, treinadores e familiares. Com certeza é uma fase especial na minha carreira, onde estou colhendo frutos de muita dedicação. Queria agradecer também aos torcedores, que me empurraram nessa conquista", afirmou Pessanha, que na decisão bateu na final por yuko o georgiano Varlam Lipartelani.

- Circuito Mundial

O Circuito Mundial de Judô foi criado pela Federação Internacional de Judô em 2009. O calendário reúne 26 eventos, entre Masters, Grand Slam, Grand Prix e Copa do Mundo, todos valendo pontos para o ranking mundial. A partir deste ranking é que serão definidos os atletas que participarão dos Jogos Olímpicos de 2012. A contar de maio deste ano, todas as competições já valem pontos em busca da vaga para Londres 2012.

O Brasil é o único país que tem a responsabilidade e o privilégio de organizar dois eventos do Circuito: o Grand Slam do Rio de Janeiro e a Copa do Mundo de São Paulo. E na luta pelo sonho olímpico, poder competir "em casa" em duas oportunidades é um estímulo a mais para os judocas brasileiros.

Judô: Depois da prata na Copa do Mundo, Mayra e Taciana recebem elogios

Uma semana depois dos bons resultados do Grand Slam do Rio de Janeiro, as judocas gaúchas Mayra Aguiar e Taciana Lima voltaram a apresentar uma boa performance, dessa vez na Copa do Mundo de São Paulo, no último final de semana. Na competição, válida pelo circuito mundial, ambas conquistaram a prata, Mayra no -78 kg e Taciana no -48 kg. O Brasil somou 12 medalhas.



“Elas tiveram uma grande participação e somaram pontos importantes no ranking mundial. Estou feliz, pois elas estão entre as melhores do mundo”, afirma contente o diretor técnico da Federação Gaúcha de Judô, Antônio Carlos Pereira, o Kiko, que também é treinador das duas na Sogipa, em Porto Alegre.



A lista referida servirá como base para a formação da equipe que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Na próxima atualização, Mayra pode figurar no top-10 e Taciana ingressar no top-30 de suas respectivas categorias.



Em São Paulo, sete atletas do Rio Grande do Sul competiram pela Seleção Brasileira. Depois de perder Natália Bordignon na semana anterior, a delegação teve outra baixa, Eduardo Santos, com uma hérnia de disco toráxica. Elee acabou por ser cortado na antevéspera de suas lutas.



Além das duas medalhistas, Moacir Mendes Júnior (-73 kg) chegou perto do pódio e terminou na quinta colocação. Walter Santos (+100 kg) e Rochele Nunes (+78 kg) acabaram na sétima posição e também acumularão pontos no ranking mundial. Felipe Braga (-73 kg) e Guilherme Luna (-81 kg) foram derrotados na estreia.

Judô: Gaúchas fazem bonito em São Paulo de olho na Olimpíada de Londres

Durante da etapa de São Paulo da Copa do Mundo de Judô, duas atletas da equipe Oi/Sogipa foram destaques. Pensando em pontos para o ranking mundial e de olho nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, Taciana Lima e Mayra Aguiar, que conquistaram medalhas de prata em suas categorias, colocaram técnica e raça durante a competição em solo brasileiro.



Na categoria até 48Kg, Taciana eliminou a mexicana Edna Carrillo, a espanhola Oiana Blanco e a chinesa Shugen Wo. Entretanto perdeu apenas na final para piauiense Sara Menezes (número 1 no ranking brasileiro) que ficou com o ouro. As duas são as principais concorrentes por uma vaga em Londres.



Já Mayra, na categoria até 78Kg, venceu a venezuelana Keivi Pinto, a italiana Assunta Galeone e a chinesa Meiling Zhang, todas por ippon. Na final, perdeu para a norte-americana Kayla Harrison.

Judô: Campeões olímpicos do Brasil assistem Copa do Mundo

Ícones do judô brasileiro, os campeões olímpicos Aurélio Miguel (Seul 88) e Rogério Sampaio (Barcelona 92) estão no ginásio da Hebraica assistindo de perto a Copa do Mundo de São Paulo.

Vereador na cidade de São Paulo, Aurélio Miguel reconhece a importância do evento para o desenvolvimento do judô.

"O Grand Slam foi um grande torneio e esta Copa do Mundo de São Paulo também está mostrando a capacidade de o Brasil realizar eventos. Além disso, a oportunidade que a seleção tem de entrar numa competição com quatro equipes dá aos atletas a chance de pegar nos quimonos dos melhores judocas do mundo. O Brasil estar inserido no Circuito Mundial é fundamental, pois, com o ranking, os atletas de todo mundo terão que vir aqui competir e isso é algo que não acontecia no passado", diz Aurélio Miguel.

Rogério Sampaio lembrou que nos tempos de atleta não teve a chance de disputar um evento internacional de grande porte em casa.

"Quando estava na melhor fase da minha carreira, não tive a chance de mostrar o meu judô diante dos amigos. É um sonho o Brasil receber eventos como o Grand Slam e a Copa do Mundo. Quando nós vemos uma competição deste nível, com atletas diferenciados e com essa organização, que em poucos torneios conseguimos ver, sem dúvida ficamos felizes", afirma Rogério.

Judô: Kiai, de Canoas, participa de Brasileiro Sub-17 em Salvador

04/06/2010 - 13:17:03 - por FS - AI Kiai

Dois atletas da Kiai Associação Canoense de Judô, brigam por medalhas neste próximo final de semana na cidade de Salvador - Bahia. Eles sobem nos tatames para lutar, sábado e domingo. Gabriel Schmidel até 66 kg e Victória Araujo até 57 kg, são os únicos representantes da cidade da Canoas neste evento, pois conquistaram o direito de participar deste campeonato através da seletiva estadual realizada no último mês em Porto Alegre, onde apenas o campeão de cada categoria de peso tem o direito da vaga.



Os dois atletas já possuem ótimos resultados e medalhas em Campeonatos Brasileiros, o que cria uma boa expectativa de medalhas, pois já estão acostumados com eventos desta grandeza.



O técnico da seleção gaúcha masculina desta classe, Luiz Bayard também faz parte da comissão técnica da Kiai, e poderá acompanhar bem de perto a participação dos atletas canoenses.



"O Gabriel e a Victória chegaram bem esta semana para lutar este campeonato, pois senti eles muito confiantes na conversa que tivemos na quarta a noite durante o treinamento, numa avaliação técnica, psicológica e física tivemos boas respostas, o que motiva muita confiança de uma bela participação a todos nós da comissção técnica". comenta Potrich.



A Comissão técnica da Kiai é formada pelos técnicos Douglas Potrich, Luiz Bayard, professor de Jiu-jitsu Fernando Fagundes e o preparador físico Fernando Santanna. Também fazem parte a psicóloga Vanessa Lançanova e o fisioterapeuta Maurício Britzke.

Judô: Salvador recebe brasileiro Sub-17 neste fim de semana

04/06/2010 - 14:11:39 - por FS - AI CBJ

A capital da Bahia, Salvador, recebe neste fim de semana o Campeonato Brasileiro Sub 17. O evento acontecerá no ginásio da AABB e tem a realização da Federação Baiana de Judô e a Promoção da Confederação Brasileira de Judô. O evento reunirá os principais judocas da categoria. Desde 2009, quando foi criado o Campeonato Mundial Sub 17, os juvenis têm ganhado destaque no judô nacional e internacional. A campeã mundial Flávia Gomes chegou a representar a categoria no Grand Slam do Rio de Janeiro, realizado há duas semanas.

Nesta sexta-feira, além da chegada das delegações, está previsto a clínica de arbitragem e o congresso técnico do torneio. No sábado, acontecem as disputas individuais, enquanto no domingo será realizada a competição por equipes.

Judô: Brasil disputa as Copas do Mundo de Madri e Bucareste

04/06/2010 - 22:10:21 - por PC/Final Sports & CBJ

A Seleção Brasileira disputa neste fim de semana duas etapas do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô. Os atletas lutarão na Copa do Mundo de Madri (masculino) e Bucareste (feminino). Os torneios contam pontos para o ranking mundial e olímpico da modalidade.

O Brasil será representado na Romênia por Josiane Falco (-57kg), Rafaela Silva (-57kg), Laisa Santana (-63kg), Helena Romaneli (-70kg) e Aline Puglia (+78kg).



Na Espanha estarão Felipe Kitadai (-60kg), Diogo Ferreira (-60kg), Breno Alves (-60kg), Alex Pombo (-66kg), Charles Chibana (-66kg), Marcos Seixas (-66kg), Leandro Cunha (-66kg), Bruno Mendonça (-73kg), Adriano Santos (-73kg), Flávio Canto (-81kg), Alexandre Coli (-81kg), Tiago Camilo (-90kg), Felipe Oliveira (-90kg), Hugo Pessanha (-90kg), Felipe Costa (-90kg), Alex Aguiar (-100kg), Leonardo Leite (-100kg), Daniel Hernandes (+100kg), e Rafael Silva (+100kg).

Ouro na Copa do Mundo de São Paulo, o leve (-73kg) Bruno Mendonça quer estar novamente no alto do pódio.

“É a primeira vez que viajo para a Europa e quero voltar de lá com medalhas. Os adversários serão, basicamente, os mesmo que vieram ao Brasil para o Grand Slam e a Copa do Mundo e sei que tenho boas chances de subir, de novo, no degrau mais alto do pódio”, diz Bruno.

- Circuito Mundial

O Circuito Mundial de Judô foi criado pela Federação Internacional de Judô em 2009. O calendário reúne 26 eventos, entre Masters, Grand Slam, Grand Prix e Copa do Mundo, todos valendo pontos para o ranking mundial. A partir deste ranking é que serão definidos os atletas que participarão dos Jogos Olímpicos de 2012. A contar de maio deste ano, todas as competições já valem pontos em busca da vaga para Londres 2012.

O Brasil é o único país que tem a responsabilidade e o privilégio de organizar dois eventos do Circuito: o Grand Slam do Rio de Janeiro e a Copa do Mundo de São Paulo. E na luta pelo sonho olímpico, poder competir “em casa” em duas oportunidades é um estímulo a mais para os judocas brasileiros.

Judô: Veja as primeiras adversárias das brasileiras em Bucareste



A técnica da seleção feminina, Rosicléia Campos, adiantou em primeira mão para o site da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) os confrontos de estreia das brasileiras na Copa do Mundo de Bucareste, na Romênia. Confira:

-57kg: Rafaela Silva saiu como cabeça de chave e luta contra a italiana Valentina Alois

-75kg: Josianae Falco luta contra a Yun Hui Rim, da Coréia do Norte

-63kg: Laisa Santana pega a experiente alemã Claudia Ahrens

-70kg: Helena Romanelli também está como cabeça de chave e espera a luta entre a espanhola Maria Bernabeu e a croata Marija Cosic

+78kg: Aline Puglia encara a vencedora da luta contra a ucraniana Maryna Prokofyeva e a romena Alexandra Stan

Judô: Brasil termina sem medalhas no primeiro dia de duelos em Madri e Bucareste

Neste sábado, em Madri (Espanha) e Bucareste (Romênia), foram disputados os primeiros combates de mais uma etapa das Copas do Mundo masculina e feminina, respectivamente.

Sem conquistar medalhas, o Brasil obteve seus melhores resultados com os quinto lugares de Felipe Kitadai (-60kg) e Bruno Mendonça (-73kg), além das sétimas posições de Leandro Cunha (-66kg) e Adriano Santos (-73kg).



Neste domingo entram em ação Helena Romaneli (-70kg), Aline Puglia (+78kg), Flávio Canto (-81kg), Alexandre Coli (-81kg), Tiago Camilo (-90kg), Felipe Oliveira (-90kg), Hugo Pessanha (-90kg), Felipe Costa (-90kg), Alex Aguiar (-100kg), Leonardo Leite (-100kg) e Rafael Silva (+100kg).


> Confira abaixo todos os resultados:

Bucareste

-48kg
1. DUMITRU, Alina Alexandra (ROU)
2. BOGDAN, Carmen (ROU)
3. BENARD, Elena (FRA)
3. GARCIA, Vanesa (ESP)
5. FREITAS, Leandra (POR)
5. PAK, Ok Song (PRK)
7. DUMITRU, Violeta (ROU)
7. SEIFULGAZINA, Elmira (KAZ)

-52kg
1. AN, Kum Ae (PRK)
2. ZHANG, Lichuan (CHN)
3. RAMOS, Joana (POR)
3. UNGUREANU, Elena Monica (ROU)
5. CHERNYAK, Maryna (UKR)
5. HE, Cancan (CHN)
7. DELSALLE, Delphine (FRA)
7. LISSON, Jacqueline (GER)

-57kg
1. CAPRIORIU, Corina Oana (ROU)
2. LOKO, Sarah (FRA)
3. KARAKAS, Hedvig (HUN)
3. ROPER, Miryam (GER)
5. BAEYENS, Julie (BEL)
5. CHITU, Andreea Stefania (ROU)
7. BAUDIN, Emmanuelle (FRA)
7. OHAI, Loredana (ROU)

-63kg
1. BEDZETI, Vlora (SLO)
2. KIM , Su Gyong (PRK)
3. CHEPURINA, Svetlana (UKR)
3. PRUVOST, Marielle (FRA)
5. BELJIC, Vesna (CRO)
5. DIDENKO, Oskana (UKR)
7. LIN, Meiling (CHN)
7. MISKOVIC, Marijana (CRO)

Madri

-60kg
1. YAMAMOTO, Hirofumi (JPN)
2. BARREYRE, Lilian (FRA)
3. NOUR, Issam (FRA)
3. PAPINASHVILI, Amiran (GEO)
5. A, Lamusi (CHN)
5. KITADAI, Felipe (BRA)
7. KOPISKE, Robert (GER)
7. SICCARDI, Yann (MON)

-66kg
1. KOZLOVS, Deniss (LAT)
2. HONG, Kuk Hyon (PRK)
3. CHO, Jun Hyun (KOR)
3. PULYAEV, Mikhail (RUS)
5. LE GOANVIC, Maxime (FRA)
5. OATES, Colin (GBR)
7. CUNHA, Leandro (BRA)
7. DE JONG, Jasper (NED)

-73 kg
1. JEZEK, Jaromir (CZE)
2. RIAD, Mohamed (FRA)
3. ROMERO, Miguel (ESP)
3. TATALASHVILI, Nugzari (GEO)
5. MENDONÇA, Bruno (BRA)
5. ROTHBERG, Kunter (EST)
7. BOTTIEAU, Jean Yves (BEL)
7. SANTOS, Adriano (BRA)

Judô: De olho na Seleção, gaúchos buscam medalhas no Brasileiro Sub-17

Salvador será o centro das atenções do judô nacional neste fim de semana. A capital baiana receberá o Campeonato Brasileiro Sub-17, evento no qual atletas de todo o País tentarão mostrar a sua força, de olho em uma vaga na equipe que representará o Brasil no Mundial da categoria.

A Seleção Gaúcha, com 12 competidores, já chegou à sede do torneio. Neste sábado, os judocas buscam medalhas no torneio individual. No dia seguinte, a luta é pelo título por equipes.

“Com muito treino, preparamos nossos atletas e eles viajaram confiantes”, afirma o presidente da Federação Gaúcha de Judô (FGJ), Carlos Eurico da Luz Pereira.

No Brasileiro Sub-17, a equipe feminina do Estado é formada por: Luana Prado (Gaba), Alexia Castilhos (Sogipa), Mariana Braga (Sogipa), Victória Araújo (Kiai) e Manoela Braga (Sogipa).

O time masculino tem: Gustavo Quadros (GN União), Leonardo Medeiros (Sogipa), Evandro da Rosa (GN União), Gabriel Schmidel (Kiai), Gabriel Ramis (Sogipa), Felipe Bolke (Gaba) e Vinícius Bandeira (Bilhar).

A delegação gaúcha está acompanhada em Salvador dos professores Daniel Pires e Luiz Bayard.